Instale o WordPress no seu computador

A instalação do WordPress no próprio computador tem muitas vantagens. Para os novatos será uma ótima oportunidade de ir se familiarizando com a interface do administrador, poder alterar qualquer configuração sem preocupar-se com o site, além de não ter custo algum para vê-lo funcionando. Para os mais experientes funciona como uma versão de testes para novos plugins, widgets, temas, entre outras coisas.
Para ter um blog WordPress rodando em sua máquina você precisará apenas de um servidor web rodando PHP e mySQL. Pode parecer assustador a princípio mais é algo extremamente simples. Já tem disponível na internet há algum tempo diversos pacotes que permitem a instalação deste trio de maneira simplificada, entre os mais conhecidos estão o EasyPHP, o Xampp e o PHPTriad. Particulamente, eu utilizo e recomendo o EasyPHP e é com ele que farei este tutorial. Além disso, me limitarei a explicar apenas a instalação para Windows, já que minha experiência com Linux e Mac é muito pequena, mas desde já adianto que são muito semelhantes.
Depois destes esclarecimentos iniciais vamos colocar a mão na massa. Primeiro faça o download do EasyPHP e instale em sua máquina. Após a instalação, inicie o servidor clicando no ícone do próprio EasyPHP e assim você verá a seguinte tela no seu desktop:

Janela principal do EasyPHP

Janela principal do EasyPHP

Se tudo ocorreu conforme o esperado, você também verá o ícone do EasyPHP piscando no SystemTray do seu Windows (junto ao relógio). Com isso temos certeza que o servidor web, no nosso caso o Apache, o mySQL e o PHP estão funcionando perfeitamente em sua máquina. Não disse que era simples. :)
Agora vamos instalar o WordPress! Primeiro faça o download da última versão e descompacte dentro da pasta c:/arquivos de programas/easyphp/www. Esta é a pasta raiz do seu servidor web no EasyPHP e para acessá-la pelo browser basta digitar “localhost” e você verá a seguinte tela:
Pagina "localhost" no seu navegador

Pagina localhost no seu navegador

Clique na pasta “wordpress” e você será redirecionado para uma página de erro do WordPress, pois o mesmo não está devidamente instalado no seu servidor, como você pode ver na imagem abaixo.
Página de erro do WordPress

Página de erro do WordPress


O próximo passo é a criação de um banco de dados. Para isso vamos acessar o phpMyAdmin, programa que nos permite administrar o MySQL através de uma interface web. Digite, em uma nova janela do seu browser, o seguinte endereço: http://localhost/home/mysql/. Em seguida digite o nome do banco de dados que se deseja criar no formulário cria novo banco de dados, no nosso caso o nome do banco de dados será wordpress, e depois clique no botão cria para concluir o procedimento.

Página inicial do PHPMyAdmin

Página inicial do PHPMyAdmin


Feche esta janela e volte para a instalação do WordPress. Clique em create a wp-config.php file through a web interface e na página seguinte em Let’s go. A próxima página exibi um formulário solicitando informações sobre a conexão com o banco de dados. Nesta página você deverá preencher os campos com os seguintes dados:
Formulário de instalação do WordPress

Formulário de instalação do WordPress


Agora clique em Submit e nós concluiremos esta etapa inicial de configuração e iremos para a instalação em si, que será bastante breve, eu garanto :). Clique em Run the install e depois em First Step. O formulário que será exibido em seguida é semelhante ao que aparece na imagem logo abaixo.
Primeira etapa da instalação

Primeira etapa da instalação


Preencha este formulário com o nome do seu blog e seu email (estes dados poderão ser alterados no futuro) e clique em Continue to Second Step. Pronto, instalação terminada! Agora anote a senha aleatória que o WordPress gerou e, se quiser, troque por uma mais simples e de fácil memorização, já que está instalação não estará online. Para ver seu blog WordPress funcionando digite o seguinte endereço no seu browser: http://localhost/wordpress/ e para acessar o administrador: http://localhost/wordpress/wp-login.php.

261 ideias sobre “Instale o WordPress no seu computador

  1. achei teu blog muito interessante, e muito completo,segui tudo conforme indicado so que a versao do easyPHP parece ser mais nova e aparece esse erro quando vou configura-lo, Error establishing a database connection, gostaria de quando voce tivesse um tempo pudesse ajudar. grato se puder responder sergyo2@gmail.com

  2. Pois é !!!, a questão é que o PBLOG está de parabéns !!!
    Para muitos verem que não é necessário muita coisa pra fazer sucesso !, simplesmente conteúdo de qualidade e um endereço web.
    Posso ficar horas nas páginas levissimas deste blog, fora que não tem sequer uma poluição visual.

    Pra quem não reparou, esta sempre nas primeiras páginas do Google quando a questão é WordPress !

    Ótimo trabalho !!! e muito bom tutorial !

    Abraço !

  3. Ola pessoal, tive um pequeno problema, na tela do EasyPHP fica verde o apache e o MySQL, mais perto do relógio ta um quadrado vermelho e não consegui criar o banco de dados sou novo no wordpress, desde já agradeço qualquer informação.

  4. Olá, eu não tenho instalado o EasyPHP pois para vizualizar arquivos em php pelo localhost eu uso o Apache, PhpMyAdmi, e Php 5
    normal até ai!!
    descompactei o WordPress e talz, fiz a conexão e consegui acessar… até então perfeito!! Porém quando crio uma pagina nova.. tanto localmente e hospedada!! não consigo visualizar!! Não sei exatamente pra onde vai minha pagina de teste!! e quando faço hospedado vejo meu site.. e não a pagina que criei nova dentro do wp-admim.. e no mesmo eu não consigo visualizar nenhuma pagina do meu site para editar!!
    será as tags do wordpress que não está e nenhuma pagina minha?? será que é a extenssão .html que estou usando nele?!
    Por favor me ajudem!!

    desde já Grato..

    Parabéns, está tudo ótimo e bem claro no site.

  5. Olá, estou com um problema e gostaria de saber se é possivel resolve-lo.

    Trabalho em uma empresa e uma pessoa já tinha instalado o wordpress e o easyphp em um computador e realizado toda a estrutura, etc…
    Entretatanto, essa menina saiu e o chefe pediu para que eu desse continuidade ao projeto, e instalasse em outra maquina. O problema é: tem como eu passar pra outra máquina tudo o que já foi feito??? Estou tendo dificuldades já que nao entendo nada na area de programação. Não sei se deu pra entender, qualquer coisa eu tendo de novo…

  6. Adorei o post, facilitou bastante o processo, mas eu tenho um site no wordpress já todo certinho, registrado .com.br!
    Gostaria de saber se existe a possibilidade de acessar um site do wordpress .com.br nesse sistema?

  7. Hoje passei o dia inteiro a tentar perceber como poderia instalar o WordPress no computador: que frustração! Até que encontrei este post! Finalmente consegui!
    No entanto, tive que fazer algumas adaptações: no meu Windows Vista não sei por que razão, o "localhost" não funciona. Também não consigo gravar as alterações ao ficheiro "hosts" que está na pasta "C:WindowsSystem32driversetc". Assim, sempre que neste tutorial aparecia "localhost" eu substitui por "127.0.0.1".
    Tive ainda outras dificuldades, mas consegui!
    Em tudo que li antes, estava escrito que o WordPress se instalava em 5 minutos. Gastei um dia inteiro. Já me estava a sentir burro.
    Este post salvou a minha auto-estima.
    Obrigado!

    • Em algum lugar na página do Easyphp está informado que não mais se usa "localhost" por incompatibilidade no windows Vista e 7, devendo-se utilizar 127.0.0.1.
      Para salvar alteração no arquivo "hosts" você deve usar privilégio de administrador nas propriedades do arquivo. Mas não há necessidade de mexer nisso.
      Eu pelo menos, instalei em 5 minutos ou até menos, depois que descobri como acessar localmente a página do easyphp. Esse eu demorei por que meu antivirus/firewall estava bloqueando.

  8. Olá Érico e pessoal! Gostei muito desse tutorial, é bem didático e o passo a passo é bem tranquilo de
    acompanhar, porém tive os mesmos problemas na instalação do WP.

    Eu instalo o EasyPHP, confiro se o apache e o MySQL estão funcionando direito, verificado isso e tudo ok,
    baixo e WP e instalo na pasta WWW do PHP. OK!

    Acesso o localhost da minha máquina clico na pasta wordpress e vem a pagina de erro, pedindo para que
    seja criado um banco de dados. Até aí OK! (Ah, estou usando o EasyPHP 5.3.2, pode ser ele mesmo?)

    Vou para a pagina http://localhost/home/mysql/ faço tudo como pede este tutorial e ok!

    Clico em create a wp-config.php file through e na página seguinte em Let’s go, preencho o
    formulário como os mesmos dados do local host.
    (ex:)
    nome da bd: wordpress
    nome utilizador: root
    password:(em branco)
    Servidor de base de dados: localhost
    prefixo da tabela: wp_ ou em branco

    Clico em submeter e fica carregando um bom tempo(Aguardando localhost), porém a tela fica em branco e
    não aparece nada.

    Érico e pessoal, por favor me ajudem aí, estou muito entusiasmado a usar o worpress, mas
    não estou conseguindo instalar.

    Valeu galera, desde já, muito obrigado!

  9. Pingback: InstantWP - uma maneira fácil de instalar um Wordpress local - Thibireis.info - Tecnologia e Web

  10. Não funcionou =~~ quando entro no link do download do easy php que vc deixou, ele dá opção de 3 downloads (easyphp+components+modules) precisa baixar os três, se precisar como instala os outros dois?

  11. Olá! Eu já tenho o wordpress instalado e configurado no meu computador, eu usei o Wamp5 e instalei a pasta do prees no diretório www, logo em seguida criei um banco de dados e configurei o blog… Mais etá tudo offline como faço agora para jogar na internet?

  12. Pingback: Instalando o WordPress no computador, por “pblog”

  13. É, amigos, o tutorial é bonitinho mas não funciona. A gente não consegue chegar no phpmyadmin para abrir o banco de dados do wordpress. Ou a última versão do easyphp está com defeito ou o tutorial não foi testado. Mas, como é um velho tutorial e nos comentários mais antigos já se fala sobre isso e as soluções apresentadas não resolvem nada, creio que é um tutorial bonitinho apenas, mas não funciona. Perdi meu tempo.

    • Olá, eu também não estava conseguindo. Porém no meu caso, descobri que era uma configuração padrão de proteção da minha suite de segurança (Kaspersky IS) que estava bloqueando silenciosamente a abertura de serviços locais pelo browser. Se aceitar sugestão, tente verificar se algum programa ou configuração de segurança está impedindo o acesso. No meu caso o tutorial funcionou perfeitamente depois que contornei esse problema. O layout da minha versão é diferente da postada aqui, acredito por ser mais recente, mas isso não foi problema para concluir a instalação com êxito pois é tudo bem semelhante.
      Abraços.

  14. Boa noite Érico, estou tentando instalar o wordpress no meu cpu mas não estou conseguindo. Instalei o EasyPHP, esta funcionando direitinho. O problema é que eu nâo consigo descompactar o wordpress na raiz www do EasyPHP, quando eu direciono para extrair na raiz da erro. Se puder ajudar agradeço e obrigado.

  15. Eu descompactei o wordpress na minha pasta doc e copiei e colei na raiz www do EasyPHP, depois abri o EasyPHP e a pasta do wordpress apareceu, mas mesmo assim ele não instala.

  16. alguem me ajuda por favor eu instalei o easyphp coloquei o wordpress no www as luzes estão verdes contudo quando simplismente tento ir no localhost no navegador da pagina não encontrada ai não posso fazer mais nada né alguem da uma luz ?

  17. Pingback: Instale o WordPress no seu computador | web desiner

  18. Tenho muitas dúvidas em relação a WordPrees entre elas posso salientar:O que é versão Turbo(com suas derivações) e a versão Padrão?.
    Preciso saber qual a melhor versão, pois num processo de montagem de um site de vendas de vários produtos.Quero um arquivo para colocar os meus clientes,qero inserir e retirar produtos a qualquer hora enfim preciso de dinamismo.
    Se possivel envie-me mais detalhes para o meu site a respeito do WordPress.

  19. Olá, eu estou muito confusa. Eu tenho um blog e sempre entrei pelo wordpress.com, mas recentemente me falaram que para instalar um plugin tinha que ter o wp instalado no pc, baixei instalei pelo wamp server, mas ele criou outro blog, eu não consigo instalar plugins, estou totalmente perdida. Não entendi nada porque que tem que instalar no computador. Eu preciso ter plugins no meu blog, principalmente os de busca. Poderia me ajudar ??? Obrigada

  20. Wow! This can be one particular of the most beneficial blogs We have ever arrive across on this subject. Basically Wonderful. I am also an expert in this topic therefore I can understand your effort

  21. Wow! This can be one particular of the most helpful blogs We have ever arrive across on this subject. Basically Wonderful. I am also an expert in this topic therefore I can understand your effort

  22. Olá Érico,
    Parabéns pelo tutorial, é exatamente o que preciso.
    Estava quase desistindo de procurar um tutorial onde uma Super leiga no assunto pudesse entender, até que te achei rsrs

    Bom…fiz do jeito que você ensinou porém no final da instalação do EasyPHP está dando este erro:
    "Apache.exe- erro do sistema"
    O programa não pode ser iniciado porque está faltando MSVC110.dll no seu computador.

    Reinstalei 3 vezes mas dá o mesmo erro.

    Pode me dizer o que fazer?
    Meu notebook é windows7 e foi restaurado totalmente recentemente. Tem algo a ver?

    Abraço.

  23. Olá boa tarde desculpa a ignorância é q comecei a mexer agora com wordpress e não tenho muita experiencia com isso, minha instalação está dando o seguinte erro

    "Fatal error: Call to undefined function load_textdomain() in C:Program FilesEasyPHP-DevServer-13.1VC9datalocalwebwordpresswp-adminincludesadmin.php on line 13"

    preciso de ajuda por favor alguem sabe como consertar esse erro?
    desde já agradeço

    PS: muito bom o tutorial entrei em vários e não consegui a ajuda de que precisava para instalar (até esse erro), excelente explicação , parabéns.

  24. ola Érico Oliveir tudo certo eu baixei tudo e instalei tudo certinho ai deu erro de dll no apache mas já concertei mas o meu problema maior esta na pasta www que na minha instalação n~pao existe o que fazer tenho que criar esta pasta ou tem alguma coisa de errado aguardo resposta abs
    ps : OS WINDOWS 7 ULTIMATE 64 BITS

  25. Olá! Tenho um super problema e já estou perdendo as esperanças. Não consigo instalar nenhum arquivo com extensão msi e portano não consigo criar o tl banco de dados MySQL. Já entrei em diversos foruns, mas não cheguei a lugar nenhum. Seu tutorial foi o que mais se aproximou… Meu caso tem solução????? Help! Please!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>