Backup antes de atualizações do WordPress, plugins e templates




Publicado em 9 de fevereiro de 2020


Para não corrermos risco de dar um erro no site e não podermos voltar atrás, é importante antes de tudo fazermos um backup, o qual é sempre bom fazer!

O backup pode ser feito de forma manual, por um plugin ou pelas duas formas. É sempre bom prevenir!

Da forma manual existem duas formas, irei mostrar primeiro a que acho mais fácil, aprendi essa com o meu pai, só é necessário possuir o Cpanel e navegar na opção Gerenciador de arquivos, veja no print abaixo:

Depois entre no public_html como no print abaixo:

Selecione todos os arquivos que que deseja fazer o backup e depois clique em Copiar. Para selecionar os arquivos, você pode usar o botão Ctrl.

Depois irá aparecer uma tela na qual você deve inserir o nome da sua pasta e onde ela vai ficar.

Aguarde alguns minutos e está pronto o sorvetinho 🙂

A outra forma é para aqueles que não possuem o Cpanel é baixar pelo FTP, bom seria compactar os arquivos antes.

Crie em algum lugar do seu computador uma estrutura de pastas semelhante a essa: c:\sites\site, baixe por FTP todo o site e coloque lá dentro, para aqueles que compactaram, agora é necessário descompactar! 😉

Após fazer o download dos arquivos, seja no computador ou servidor, faça um damp do banco de dados da seguinte forma, acesso o seu phpmyadmin, clique no nome do banco de dados do seu site e clique em Importar e depois Executar. Guarde esse arquivo dentro da estrutura de pasta criada anteriormente para melhor organização.

Existem diversos plugins WodPress que fazem isso, gosto muito de usar o UpdraftPlus, mas dependendo do tamanho do site, a versão free pode não funcionar, daí é só tentar outro.


Categoria: Servidor WordPress

Tags: , , ,

Deixe um comentário!

Seu e-mail não pode ser publicado

*
*

um + um =