Como Integrar a Busca do Google a um Tema WordPress Por Érico Oliveira dia 08 de junho de 2009 às 8:31 | Imprimir este post

Integrar a busca do Google ao WordPress é uma opção bastante interessante por dois motivos. Primeiro, pode render uma grana extra, pois aparece alguns anúncios do Adsense junto com os resultados. Segundo, exibe resultados por relevância utilizando o melhor algoritimo de busca da internet. Diante dos fatos vamos à prática.

O primeiro passo é criar a página no WordPress onde serão exibidos os resultados da pesquisa. Entre na administração do blog, clique em “adicionar nova” página e por enquanto apenas adicione um título, por exemplo Resultados da Pesquisa, e publique a página. O importante neste momento é sabermos qual o permalink dela, provavelmente será algo do tipo www.meublog.com.br/resultados-da-pesquisa, pois será necessário para configurar o Adsense para Pesquisas.

Agora acesse sua conta do adsense para copiar o código do formulário de busca e o código da página de resultado. Faça o login, clique na aba “Configuração do AdSense” e em seguida “AdSense para pesquisas“. Selecione a opção “Apenas os sites que eu selecionar” para o campo “Tipo de pesquisa“, adicione a URL do seu site no campo “Sites selecionados“, escolha as demais opções de acordo com sua preferência e clique em continuar. Na página seguinte escolha o modelo do formulário de busca que melhor se adequa ao seu blog e novamente clique em continuar. Agora você deverá colar a URL da página criada, neste exemplo foi www.meublog.com.br/resultados-da-pesquisa, e colar no campo “Abertura da página de resultados de pesquisa“, configurar a paleta de acordo com as cores do blog e continuar clicando em continuar. Na próxima página ative a opção “Salvar o mecanismo de pesquisa“, dê um nome à pesquisa e clique no botão “Enviar e obter código“. Por último você deverá copiar os dois códigos fornecidos pelo Adsense, um para o formulário de busca e o outra para a página de resultado. Veja abaixo as capturas de tela desta etapa.

Adsense parte 1

Adsense parte 1

[caption id="attachment_1962" align="alignleft" width="100" caption="Adsense parte 2"]Adsense parte 2[/caption]
Adsense parte 3

Adsense parte 3

[caption id="attachment_1964" align="alignleft" width="100" caption="Adsense parte 4"]Adsense parte 4[/caption]
Adsense parte 5

Adsense parte 5


De mãos dos códigos iremos agora substituir o formulário de busca do tema. Para isso basta abrir o arquivo searchform.php, que encontra-se localizado dentro da pasta do tema, e substituir todo o código existente pelo fornecido no Adsense (ver imagem Adsense parte 5 – Código da caixa de pesquisa). Feito isso é hora de adicionar o código da página de resultado (ver imagem Adsense parte 5 – Código dos resultados de pesquisa) na página Resultado da Pesquisa que criamos no início deste tutorial. Lembre-se de mudar para a aba HTML no momento em que for colar o código.

Adicionando o código na página de resultado

Adicionando o código na página de resultado

Pronto!! De agora em diante sempre que alguém fizer uma pesquisa em seu site o Google irá exibir os resultados. Espero que este tutorial seja útil para vocês e que eu arrume mais tempo para escrever no pBlog (o que está parecendo ser uma missão quase impossível). :)

p.s. Recebi esta semana um pendrive da IBM, enviado pela agência Riot, com a plataforma para gerenciamento de projetos IBM Rational. Este software utiliza metodologia de desenvolvimento bem mais simples, chamadas de Ágeis. Para quem trabalha com desenvolvimento de softwares vale a pena conferir, existe inclusive uma versão gratuita com suporte para até 3 usuários, visite www.viagemdosrping.com.br.

Pen drive IBM

Pen drive IBM


Adicionar um comentário

Nenhum comentário : “ Como Integrar a Busca do Google a um Tema WordPress ”

  1. 1
    Gravatar
    José Luís :

    Não consegui fazer funcionar direito. Mas vou tentar novamente.

    Agora, uma pergunta: usar esse artifício é melhor do ponto de vista do adsense, mas e do ponto de vista dos resultados? Poupa espaço no banco, é verdade, mas é tão preciso quanto os diversos plugins de busca existentes?

  2. 2
    Gravatar
    Érico Oliveira :

    Bom, não testei todos os plugins de buscas existentes, mas os resultados do Google são sempre muito bons.

  3. 3
    Gravatar
    José Luís :

    Érico, continuo recebendo uma página em branco como resultado.

    Que arquivo searchform.php é esse mencionado por você? Não o tenho em meu tema, preciso criá-lo?

    Não basta colar o código apresentado pelo Adsense no corpo da página criada?

  4. 4
    Gravatar
    Érico Oliveira :

    Se o seu tema não possui o arquivo searchform.php provavelmente o código do formulário de pesquisa está inserido no header.php ou sidebar.php.

  5. 5
    Gravatar
    José Luís :

    Verifiquei e está na sidebar (na verdade, num widget).

    Nesse caso, é necessário criar esse arquivo ou apenas incluir o código fornecido pelo Adsense no corpo da página criada?

  6. 6
    Gravatar
    RICARDO :

    Muito bom seu tutorial, ja esta funcionando aqui perfeitamente, soh estou tentando diminuir a resposta para nao estourar a pg… no Adsense o minimo da resposta é 795 e isso pra mim eh muito, mas vou ver oq da para fazer em CSS :)
    Abraços e muito obrigado mesmo pela dica

  7. 7
    Gravatar
    ArtesdoSul :

    Show de post.

  8. 8
    Gravatar
    FONTE DE DADOS :

    Aqui funcionou perfeito!
    Ótimo artigo!

  9. 9
    Gravatar
    ericooliveira :

    Como Integrar a Busca do Google a um Tema WordPress: Integrar a busca do Google ao WordPress é uma opção bastant.. http://tinyurl.com/krlkec

  10. 10
    Gravatar
    As Melhores da Semana Volume 6 | ProBlogando :

    [...] Como Integrar a Busca do Google a um Tema WordPress (pBlog) [...]

  11. 11
    Gravatar
    Atualizado para Wordpress 2.8 em jlcarneiro.com :

    [...] não esquecê-lo mais), aproveito para comunicar que integrei a busca do Google ao meu tema, como sugerido no pBlog. Perdi alguns relatórios, inclusive um com as buscas mal-sucedidas para apontar os desejos dos [...]

  12. 12
    Gravatar
    Como Integrar a Busca do Google a um Tema WordPress | pBlog :

    [...] the article here: Como Integrar a Busca do Google a um Tema WordPress | pBlog Tags: Comments0 Leave a Reply Click here to cancel [...]

  13. 13
    Gravatar
    Dan Alvares :

    Já tinha visto este tutorial em outro blog e tenho esse mecanismo de busca rodando em meu blog. Super simples e eficaz.
    Alguém saberia como posso acompanhar as buscas feitas nesse sistema usando o Google Analytics?

  14. 14
    Gravatar
    Rodolfo Figueira :

    Excelente, estou refazendo uma série de coisas no antigo blog que tínhamos como projeto de desenvolvimento pessoal. Precisamos “repaginar” tudo e essa dica caiu como luva!

    Muito obrigado por disponibilizar teu tempo para escrever isso para nós.

    Abraços

  15. 15
    Gravatar
    Tamar :

    to tentando colocar, esse código, mas estou com uma dúvida na hora de fazer a página de resultados, pois não quero que a pagina apareça nas minas abas de páginas (quero que fique digamos, assim, oculta.) como faço isso

Escreva um Comentário