Busca de plugins no diretório oficial melhorada

Finalmente a Automattic resolveu o ponto mais crítico do diretório oficial de plugins desde que o mesmo foi lançado: o sistema de buscas. O diretório de plugins foi uma das coisas mais legais que a empresa já fez. Ele trouxe inúmeras vantagens ao WordPress:

  • Centralizou os plugins;
  • Concedeu excelente suporte, com SVN e hospedagem de arquivos (tudo gratuito);
  • Possibilitou a instalação de novos plugins diretamente da área administrativa do WordPress.

O único ponto que atrapalhava essa estrutura boa e sólida era a busca. Para terem uma ideia do caos que ela era, há algumas semanas simplesmente não consegui encontrar o plugin 1 Blog Cacher utilizando-a. Precisei recorrer ao Google, baixar o arquivo *.zip, e aí proceder a instalação via upload do arquivo local.

Isso, felizmente, é passado. Após ler o anúncio oficial da mudança, experimentei a busca novamente, e qual foi minha surpresa ao ver, após fazer a busca, apenas um resultado, e exatamente o desejado? Maravilha!

Sphinx.

Sphinx.

Segundo o anúncio oficial, aliás, o novo sistema de buscas é baseado no Sphinx, um sistema gratuito e open source. Resumindo, ele é muito bom :-) .

No momento, a busca é restrita a dados como nome do plugin, descrição, instalação, FAQ, etc., ou seja, os dados que constam no readme.txt. Para o futuro, a Automattic promete incluir tags e nomes dos desenvolvedores dentre os critérios da busca.

8 ideias sobre “Busca de plugins no diretório oficial melhorada

  1. Muito bom, para mim que vivo naquele diretório de plugins sempre procurando novidades para melhorar meu blog esta é simplesmente uma notícia fascinante, agora falta mesmo eles otimizarem a ferramenta de pesquisa do wordpress, pois ela muitas vezes também é muito ineficaz, inclusive já estou procurando algum plugin para melhora-la ou se bobear irei criar uma personalizada via Google. Mais uma vez, valeu pBlog! ;)

  2. Pingback: ericooliveira

  3. Pingback: Érico Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>