Como Instalar e Configurar o Plugin WP Super Cache Por Érico Oliveira dia 23 de dezembro de 2008 às 22:42 | Imprimir este post

Os plugins de cache possuem a função de gerar páginas estáticas HTML a partir das páginas dinâmicas do site. Seu objetivo é diminuir drasticamente o tempo de carregamento da página, a sobrecarga do processador e reduzir a quantidade de acessos ao banco de dados. Existem vários plugins de cache para WordPress, porém o WP Super Cache é o mais recomendado e consequentemente mais utilizado, por esse motivo resolvi escolhê-lo para exemplificar este pequeno tutorial.

Antes de instalar o plugin é necessário verificar se o seu servidor Apache possui instalado os módulos mod mime e mod rewrite (entre em contato com o suporte da sua hospedagem caso você não saiba) e os permalinks configurados no modo personalizado (URL amigável). Despois destas verificações é hora de instalar o plugin, primeiro faça o download, descompacte-o e envie por FTP para a pasta wp-content/plugins do servidor. Em seguida acesse a página Plugins na administração do WordPress e ative o plugin. Agora clique no menu Configurações -> WP Super Cache, escolha a opção ON em WP Super Cache Status e por último clique no botão Update Status. Feito isso, verifique se foi criado o arquivo .htaccess na raiz do servidor com o seguinte conteúdo:

-----------------.htaccess-----------------
RewriteEngine On
RewriteBase /

RewriteCond %{REQUEST_METHOD} !=POST
RewriteCond %{QUERY_STRING} !.*=.*
RewriteCond %{HTTP_COOKIE} !^.*(comment_author_|wordpress|wp-postpass_).*$
RewriteCond %{HTTP:Accept-Encoding} gzip
RewriteCond %{DOCUMENT_ROOT}/wp-content/cache/supercache/%{HTTP_HOST}/$1/index.html.gz -f
RewriteRule ^(.*) /wp-content/cache/supercache/%{HTTP_HOST}/$1/index.html.gz [L]

RewriteCond %{REQUEST_METHOD} !=POST
RewriteCond %{QUERY_STRING} !.*=.*
RewriteCond %{QUERY_STRING} !.*attachment_id=.*
RewriteCond %{HTTP_COOKIE} !^.*(comment_author_|wordpress|wp-postpass_).*$
RewriteCond %{DOCUMENT_ROOT}/wp-content/cache/supercache/%{HTTP_HOST}/$1/index.html -f
RewriteRule ^(.*) /wp-content/cache/supercache/%{HTTP_HOST}/$1/index.html [L]

RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule . /index.php [L]
-----------------.htaccess-----------------

Verifique também se foi criado o arquivo wp-content/cache/.htaccess com o seguinte conteúdo (caso não tenha sido criado, faça-o manualmente):

# BEGIN supercache
<IfModule mod_mime.c>
  AddEncoding gzip .gz
  AddType text/html .gz
</IfModule>
<IfModule mod_deflate.c>
  SetEnvIfNoCase Request_URI \.gz$ no-gzip
</IfModule>
<IfModule mod_headers.c>
  Header set Cache-Control 'max-age=300, must-revalidate'
</IfModule>
<IfModule mod_expires.c>
  ExpiresActive On
  ExpiresByType text/html A300
</IfModule>

# END supercache

Pronto, se não foi exibida nenhuma mensagem de erro, o plugin de cache já estará funcionando perfeitamente. De agora em diante sempre que um visitante acessar uma página pela primeira vez será gerado um arquivo HTML, para todos os demais visitantes que acessarem esta mesma página será exibida a versão HTML, porém existe algumas condições, o visitante:

  1. Não estava logado;
  2. Não escreveu um comentário;
  3. Ou não acessou uma página protegida por senha.

Pode parecer restritivo, mas 99% dos visitantes não faz nenhuma destas ações e é por isso que o plugin torna-se tão eficiente! :)

Caso tenha ocorrido algum erro durante a instalação do plugin recomendo você dar uma olhada na seção Troubleshooting na página do plugin e/ou utilizar nosso fórum.

Adicionar um comentário

13 comentários : “ Como Instalar e Configurar o Plugin WP Super Cache ”

  1. 1
    Gravatar
    Alex Frachetta :

    Nossa! Muito obrigado! O meu site está MUITO mais rápido agora! :O

  2. 2
    Gravatar
    Gustavo Freitas :

    ótima dica, já fiz e já está funcionando,
    um abraço.

  3. 3
    Gravatar
    Alex Frachetta :

    Erico, no FAQ do plugin eu li isso:

    Will comments and other dynamic parts of my blog update immediately?
    Comments will show as soon as they are moderated, depending on the comment policy of the blog owner. Other dynamic elements on a page may not update unless they are written in Javascript, Flash, Java or another client side browser language. The plugin really produces static html pages. No PHP is executed when those pages are served. “Popularity Contest” is one such plugin that will not work. Plugins that show different content for mobile users will probaby not work either.

    E no meu blog há uma coluna com 3 widgets dinâmicos. Aí a minha pergunta é: eles não vão mais ser atualizados, ou vão ser atualizados (apenas) de vez em quando?

  4. 4
    Gravatar
    Érico Oliveira :

    Alex, isso depende dos widgets, mas de forma geral acredito que os mesmos serão atualizados apenas quando a página for atualizada.

  5. 5
    Gravatar
    Alex Frachetta :

    Obrigado, Erico. O seu blog sempre me ajudou muito!

  6. 6
    Gravatar
    Japublicidade :

    Amigo deu certo o plugin e esta funcionando muito bem parabens! Pelo Trabalho!

  7. 7
    Gravatar
    Diego Maiochi :

    Muito bom o blog, um amigo me me passou o link daqui falando do Super cache.
    Ontem atualize meu WP pro 2.7 já ficou mais rapido, acabei de instala agora o Super Cache.
    Ficou muito bom, o blog agora carrega bem mais rápido. Segui as instruções daqui e não tive nenhum problema.
    Parabén pelo blog

  8. 8
    Gravatar
    Euzinho :

    Olá Érico,seguinte aqui quando a publico novos posts sempre demora muito pra aparecer na inicial(acho que 1 hora) isso é normal?

    estou utiliznado o modo “HALF ON” porque vi que era melhor.

    Thx!

  9. 9
    Gravatar
    N Plugins Essenciais Para Todo Blog em Wordpress | Mundo Nerd :

    [...] atras vi um tutorial de como configura-lo no pBlog, foi a primeira vez que usei este plugin, clique aqui e veja este [...]

  10. 10
    Gravatar
    Suhet Saad :

    Estou com esse erro alguem pode me ajudar

    WP Super Cache Manager
    Warning! /home/wgatas2/public_html/wp-content/advanced-cache.php does not exist or cannot be updated.

    * 1. If it already exists please delete the file first.
    * 2. Make /home/wgatas2/public_html/wp-content writable using the chmod command through your ftp or server software. (chmod 777 /home/wgatas2/public_html/wp-content) and refresh this page. This is only a temporary measure and you’ll have to make it read only afterwards again. (Change 777 to 755 in the previous command)
    * 3. Refresh this page to update /home/wgatas2/public_html/wp-content/advanced-cache.php

    If that doesn’t work, make sure the file /home/wgatas2/public_html/wp-content/advanced-cache.php doesn’t exist:

    1. 1. Open /home/wgatas2/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/advanced-cache.php in a text editor.
    2. 2. Change the text CACHEHOME to /home/wgatas2/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/
    3. 3. Save the file and copy it to /home/wgatas2/public_html/wp-content/advanced-cache.php and refresh this page.
    Cannot continue… fix previous problems and retry.

  11. 11
    Gravatar
    Paulo Henrique :

    Muito bom esse plugin.
    Parabéns pelo post!
    Abração.
    http://www.agenciadda.com.br/portfolio

  12. 12
    Gravatar
    Renato Bonfim :

    O primeiro .htaccess não apareceu na raiz do servidor, ou melhor, apareceu, mas não com o mesmo conteúdo deste tópico. Devo alterar?

  13. 13
    Gravatar
    yecastelog :

    Kra instalei tudo blz , mas tipo , postei agora , e não apreceu , como que configuro plugin que os posts apareção logo ?

Escreva um Comentário