Depois de alguns pedidos resolvi escrever um pequeno tutorial explicando como configurar um tema estilo magazine. Para exemplificar usarei um tema recém lançado, o Revolution Two – Church. É claro que as configurações variam de tema para tema, mas este passo-a-passo ajudará a compreender como funciona a configuração.
O primeiro passo é fazer o download do tema, enviá-lo para a pasta themes do seu servidor e ativá-lo. Notem que junto com os arquivos do tema existe uma pasta chamada plugins, nela estão contidas os plugins Breadcrumb NavXT e Featured Content Gallery, envie-os para a pasta plugins do seu servidor e ative-os.
Agora se você visualizar a página inicial do blog verá que nenhum post é exibido, algo semelhante a imagem abaixo.
Para que tudo funcione como na página de demonstração do tema teremos que configurar muitas coisas. Podemos começar a configurando o SlideShow, para isto o plugin Featured Content Gallery já deve estar ativado. Acesse a página de configuração do plugin, através do menu Configurações na administração do seu WordPress, e preencha os campos da seguinte forma:
- Gallery Width in Pixels: 590
- Gallery Height in Pixels: 400
- Text Overlay Height in Pixels: 100
- Category Name: Destaques
- Number of Items to Display: 3
Agora deveremos criar 3 posts na categoria Destaques (claro que você pode alterar a quantidade de posts e o nome da categoria) e em cada post terá um campo personalizado (custom field) cuja chave será articleimg e o valor será a URL da imagem de 590×400 pixels.
Em seguida iremos configurar as três áreas localizadas logo abaixo do slideshow. Para isso devemos abrir o arquivo home.php do tema e alterar as linhas 28, 58 e 87. Nestas linhas procure pela tag WP_Query(“cat=10&showposts=3″), substitua o valor de cat pelo ID da categoria que será exibido e em showposts escolha o número de posts que serão exibidos desta categoria. Ao lado do conteúdo do post também é possível adicionar um thumbnail e sua configuração é semelhante a imagem do slideshow. Ao criar um post, faça o upload de uam imagem (70×70 pixels), crie um campo personalizado (custom field) cuja chave será thumbnail e o valor será a URL da imagem.
Note que se o post não possuir nenhum campo personalizado chamado thumbnail e este for exibido na página principal, no lugar do thumbnail será exibido uma imagem default (que você poderá trocar substituindo o arquivo thumbnail.png que existe dentro da pasta images do tema).
Por último iremos configurar as áreas pré-estabelecidas para publicidade do tema e como este possui uma página de opções, você verá que é bastante simples a inserção de banners. Na administração do blog, clique no menu Design e em seguida no submenu Revolution Church Options, nesta página insira os códigos da publicidade correspondentes às dimensões descritas ao lado de cada campo. Nesta mesma página ainda é possível informar o FeedBurner ID para que seus leitores possam se cadastrar e receber seus post por email (como acontece aqui no pBlog) e também adicionar um código de vídeo (embedded) para ser exibido na barra lateral.
Depois que terminei este tutorial foi que me dei conta da dificuldade que os usuários poucos experientes com WordPress sentem ao tentar configurar um tema estilo magazine e a frustração ao ver a demonstração do tema funcionando perfeitamente e não conseguir utilizá-lo no próprio blog. Por isso continuem mandando suas sugestões pelo formulário de contato e suas dúvidas para nosso fórum, pois através deles é que surgem posts como este.










Pingback: Como configurar um tema estilo magazine | animalbaiting.com
Muito bom o post.
Érico, nem li e testei as dicas do post, mas ja aviso:
MIlhares de Parabens pra tu.
Tava doido atras de uma luz para os temas do Rev.II.
Que bom
Eu ainda á uns tempos estava a tentar configurar um template da mesma “equipa”
E não conseguia, espero que com este tuto já consiga
Eu consegui configurar o tema, mas o mesmo não ficou 100% perfeito (mas ficou satisfatório). Só que optar por este tema vai dar mais trabalho pro blogueiro, que terá de colocar uma imagem “thumbnail” pra cada post das categorias da página index. Só que o resultado final fica bem profissional.
Por favor!
Libere o feed completo.
Obrigado
Excelente!!!!!!
Rodrigo, o feed disponibilizado está completo, deve ter ocorrido algum problema com o feedburner.
Caro Érico, mais uma vez somos gratos por sua disponibilidade…
A cada novo post uma nova surpresa e dessa vez não poderia ser diferente. Acompanhando as tendências o pBlog mais uma vez se supera ao abordar esse assunto tão relevante para nós leigos, por isso é que deixamos aqui cravado o nosso muito obrigado.
Seguindo seu próprio pedido, irei hoje mesmo enviar uma sugestão!
Um grande abraço a toda equipe do pBlog.
Att,
Elder Itabajar
Érico, excelente post! Gostaria agora de algumas dicas de configuração para o tema Revolution Office: http://www.revolutiontwo.com/themes/office
Tenho certeza de que um post sobre esse tema trará uma grande repercussão, pois conheço algumas pessoas que querem muito utilizá-lo, mas ainda não sabem como.
Um grande abraço!
Onde acha a palavra chave para o feature. Nao achei ..tentei..todas as palabras topfeature e etc, e nao deu certo. e COMO MUDAR O NOME PARA O NOME DO BLOG DA GENTE? POR FAVOR VC PODE RESPONDER COM URGENCIA., ESTOU FAZENDO A CONFIGURACAO.
aê cara, era isso realmente que procura, muito bom o tutorial, valeu mesmo!!! Esse blog é foda!!!
dá um saque no meu site http://www.danielbarbosa.com.br
wordpress rules!!!!
Pingback: Links da semana 48 | GF Soluções
Dar para vc me ajudar um pouco. Eu nao consegui configurar essa imagem da featured Content.Ja tentei tudo, inclusive fazer direto na past de imagens , mas nao funciona.
O problema e que nao consigo encontrar a palavra chave. Essa palavra nao existe no meu template. onde vc encontrrou?
Eu edito as configurações do plugin e não salva
Ah, Érico. O problema tá com a versão 2.7
Vc nao responde as perguntas?
Eu sempre respondo as perguntas dos leitores, exceto se a pergunta já foi respondida ou se não diz respeito ao post. No seu caso a dúvida já está respondida no próprio post.
como todo respeito, vc não tem obrigação nenhuma de responder as perguntas, mas não existe a palavra chave no template. Então seria articleimg?
Érico,
Primeiramente quero lhe dar os parabéns pela iniciativa deste post tão completo e elucidativo sobre a personalização deste tema Revolution, que está sendo uma mão na roda para todos os desenvolvedores WP.
Assim como o Baba falou, parece que o plugin Featured Content não está funcionando na versão 2.7. Acabei de testar online e em localhost a versão 2.7RC1 e não rola o efeito do álbum rotativo na home de jeito nenhum. Talvez seja um problema no código do próprio plugin mesmo?
Outra coisa: no campo para inserção de vídeos na área “Design >Revolution Church options” parece que ao exibir o código embedded no respectivo campo não aparece nada. Alguém está com o mesmo problema? Ou será que é necessário alterar algo no código embedado?
Muito obrigado!
Abraços
Zé Carlos
Zé Carlos,
De fato o plugin Content Gallery não funciona com as versões beta do WP2.7, teremos que esperar uma atualização por parte do desenvolvedor.
Para que o vídeo seja exibido você deverá apagar as linhas 14 e 23 do arquivo sidebar.php, o código que insere o vídeo vem “comentado” para não aparecer uma mensagem de erro caso você não adicione o código embeded.
Ze carlos para exibir o vídeo vc tem apenas que tirar as duas setas que tem onde está inscrito em ingles isso. Ache as duas setinhas e retire. Ai o vídeo pode ser exibido.
Agora como faz para imagens aparecerem nesse Featured Content ainda E um mistério para mim
Olá, muito bom o post, estou inclusive mudando meu layout para esse…
Só tenho um problema: na parte do Plugin de Conteúdo, apesar de eu criar a imagem de capa, selecionar categorias e tal, ele fica só “carregando” o flash. Alguem sabe se tem algum macete?
to pra ficar doido com esses temas revolution!
to tentando instalar o church e o office porem os 2 da um erro nas galerias de imagem!
to usando o wp2.7 mas sempre da erro!
alguem sabe se algo ja foi arrumado nesta questão?
Érico, parabens pelo Post, este site tem sido mesmo uma mão na roda.
No WP 2.7, não funcionou, más voltei para a versão 2.6.3 e está tudo ok.
Se servir de ajuda pra galera, traduzi o arquivo “date” da pasta javascript, assim a data fica em portugues.
Notem que além da tradução, na última linha do código a ordem foi mudada:
var mydate=new Date()
var year=mydate.getYear()
if (year < 1000)
year+=1900
var day=mydate.getDay()
var month=mydate.getMonth()
var daym=mydate.getDate()
if (daym<10)
daym=”0″+daym
var dayarray=new Array(“Domingo”,”Segunda”,”Terca”,”Quarta”,”Quinta”,”Sexta”,”Sabado”)
var montharray=new Array(“Janeiro”,”Fevereiro”,”Marco”,”Abril”,”Maio”,”Junho”,”Julho”,”Agosto”,”Setembro”,”Outubro”,”Novembro”,”Dezembro”)
document.write(“”+dayarray[day]+”, “+daym+” de “+montharray[month]+” de “+year+”")
Olá,
Muito boas as dicas.
Ajudou mesmo, muito obrigado.
BOAS NOTÍCIAS! o plugin Content Gallery já foi atualizado, estava na versão 2.0 no início deste Post, agora foi atualizado para a versão 2.1. Esta versão tá funcionando normalmente no WordPress 2.7.
Complicado… Não consigo fazer o download do tema…
Bem, eles retiraram o download grátis do Tema. Entretanto, se você obtiver o template em outros sites e blogs, não tem problema. Basta uma busca no Google pelo nome comleto do template e voi lá! Já coloquei em meu blog!
Galera, obrigado por todas as informações, estava com problemas na configuração da Galeria também mas já consegui baixar a atualizaão do plugin, depois veio a questão do vídeo aí vi a dica do sr Ego mas gostaria de colaborar nesta questão informando que as setas as serem retiradas são as tags de comentários contidas no arquivo sidebar.php onde trata sobre a questão da Feature Video que antes era assim:
Revolution Music Options and enter your video code here.
Featured Video
–>
e agora ficou assim:
Revolution Music Options and enter your video code here.
–>
Featured Video
Tomei a liberdade de corrigir o script da data (apenas graficamente) pois haviam alguns caracteres intrusos no script postado pelo colega evandro:
var mydate=new Date()
var year=mydate.getYear()
if (year < 1000)
year+=1900
var day=mydate.getDay()
var month=mydate.getMonth()
var daym=mydate.getDate()
if (daym<10)
daym=”0″+daym
var dayarray=new Array(“Domingo”,”Segunda”,”Terca”,”Quarta”,”Quinta”,”Sexta”,”Sabado”)
var montharray=new Array(“Janeiro”,”Fevereiro”,”Marco”,”Abril”,”Maio”,”Junho”,”Julho”,”Agosto”,”Setembro”,”Outubro”,”Novembro”,”Dezembro”)
document.write(“”+dayarray[day]+”, “+daym+” de “+montharray[month]+” de “+year+”")
Sr Érico, sugiro que avalie a possibilidade de atualizar o post com as novas informações diretamente no tutorial.
Estou muito agradecido por vossas contribuições
Abraços a todos.
ah, no script da data tem que substituir as aspas americanas por aspas convencionais.
var mydate=new Date()var year=mydate.getYear()
if (year < 1000)
year+=1900
var day=mydate.getDay()
var month=mydate.getMonth()
var daym=mydate.getDate()
if (daym<10)
daym="0"+daym
var dayarray=new Array("Domingo","Segunda","Terca","Quarta","Quinta","Sexta","Sabado")
var montharray=new Array("Janeiro","Fevereiro","Marco","Abril","Maio","Junho","Julho","Agosto","Setembro","Outubro","Novembro","Dezembro")
document.write(""+dayarray[day]+", "+daym+" de "+montharray[month]+" de "+year+"")
Faltou dizer que para chamar a imagem das ultimas noticias que ficam abaixo das duas colunas deve-se usar a chave hpbottom no campo personalizado.
Hola Erico:
Tengo un problema, no puedo hacer que aparezcan los thumbnails en las secciones abajo del content gallery. He heho todo segun tus instrucciones pero no funciona. Me aparece
Me aparece una x roja en el espacio de la imagen. Creo que no logra conectar con el permalink.
Help me !!!! mi sitio es http://www.vidanuevalourdes.com
OI tem alguem que pode configurar para mim , eu pago …
Marco
Não estou conseguindo baixar o tema, parece que eles bloquearam os downloads… alguém pode enviar o tema pra mim?
o email é diegocodu@gmail.com
Olá Marco, posso configurar para você. Manda um mail: contato@aconselhando.com.br.
Abraço
Pingback: Os temas Revolution Two deixaram de ser gratuitos!!?!?!?! | pBlog
Olá a todos, eu consegui configurar o tema como descrito acima, mais mudei as configurações em:
Gallery Width in Pixels:280
Gallery Height in Pixels:280
Ele ficou menor como eu queria mais ficou um espaço ao lado, gostaria de colocar mais uma categoria ao lado dele, como faço isso.
Esse tutorial é muito bom, Abraços a todos.
Cristiano.
Fala Galera!
Comecei a utilizar o wordpress há alguns dias e ainda não consegui configurar o slideshow… Alguém poderia me ajudar???
Msn: mlbittencourt@gmail.com
Marcos Bittencourt
Tentei fazer conforme está aqui mas não consegui
Marcos, tente baixar a versão mais recente do plugin Feature Content Gallery, isso deve resolver e Jean, se você quer ajuda, seja mais preciso em suas dúvidas.
Cara,
Ele não aceita plugin pra posts relacionados não? E plugin pra enviar o post por e-mail? Aqui não consegui.
Vlw
Caro Érico, gostaria de ajuda sua. Antes de colocar no ar o site com o tema revolution, fiz vários testes em localhost, todos foram bem sucedidos. Quando fiz o Upload do tema para realizar as configurações, o feature content gallery simplesmente não exibe nada no slide, nem mesmo a tela preta que deveria transitar as imagens. O que poderia ser?
No aguardo.
Olá Rubens, visitei seu blog e o slideshow parece funcionar perfeitamente, pelo visto vc já resolveu o problema, não é mesmo?
Se você tiver outras dúvidas sobre WordPress utilize nosso Fórum.
http://forum.pblog.com.br
Pingback: Temas em estilo magazine - dicas de configuração » Dia de Folga - opinião com gelo e laranja
Pingback: » Blog Archive » A bela Ivanovic
Olá Érico, tudo bem???
não estou conseguindo fazer uploads nas minhas imagens, toda vez que tendo upa-las aparece um erro.
entao para usar as imagens eu tive de criar-la no ftp.
sabe como posso resolvelo???
grato
Gabriel Cirino