Porque meu blog está lento?

Com o plugin WP Tuner é possível analisar diversos dados sobre o carregamento de todas as páginas do blog, inclusive da administração, e descobrir o quanto cada recurso está consumindo do servidor. Com estes dados é possível descobrir a causa de uma possível lentidão no site. Um plugin? O servidor? O tema?

Após a ativação do plugin, é exibido um relatório detalhado no rodapé de cada página (apenas para usuários logados como administrador) contendo as seguintes informações:

  • Tempo de carregamento, número de consultas ao banco de dados e consumo de memória da página separada por ordem cronológica de carregamento (plugins, widgets, posts, wp_head, loop, sidebar, wp_footer e footer);
  • Número de acessos ao banco de dados e tempo de resposta de cada plugin e do tema;
  • Número de acessos e tempo de resposta de todas as tabelas do banco de dados;
  • Lista detalhada de todas as consultas ao banco de dados junto com o tempo de resposta;

Instalei aqui no pBlog e descobri que os plugins Show Top Commentators e Subscribe To Comments consomem muitos recursos do sistema e como medida preventiva, restringi a exibição da lista dos usuários que mais comentam à página principal do blog. Espero que vocês não fiquem chateados. :)

20 thoughts on “Porque meu blog está lento?

  1. Érico, achei maneiríssima a tua dica! ;)

    Sobre o que você disse de ficarmos chateados com a retirada de algumas funções do blog, eu acho que isso é uma evolução…o pBlog certamente é um blog de sucesso e visa sempre a evolução. Digamos que ele seja um negócio hoje em dia. Todo negócio requer evolução e inovação, mas não dá pra esquecer do retorno! Se algumas coisas impedem algo ou estão atrapalhando, o ideal é analisar e fazer um estudo e descontinuar mesmo…ou estou errado?!

    Um abraço!

  2. Mas queria deixar aqui só um aviso, o wordpress, se for no estilo Revista, ou Jornal. Você verá uma mudança considerável na velocidade de abrir a página, porque quanto mais consultas ao DB o WordPress faz mais processamento seu site consome, cuidado para que o seu servidor não bloqueie o seu site por este motivo.
    Caso você tenha muitas visitas é claro!

  3. Há algum tutorial para ele? Porque, no meu caso, o que mais consome recursos é o item “Start”. Isso corresponde a quê? Ao WordPress propriamente dito? Ou ao módulo PHP do servidor?

    Outra coisa interessante que observei foi a ausência do wp-super-cache. Supunha que seria o plugin com maior demanda por recursos…

  4. Olha eu fiz o teste com esse Plugin mas a meu ver ele so os outros plugin Mas ele mesmo pesa de mais no blog
    A melhor forma de saber se seu blog esta pesado ou não basta voce Pingar o endereços do saite no pront de comando
    Desabilite os plugins de de um ping para seu site e vai e abilitando seus plugins ai voce verá a diferença de resposta do seu Site
    OBS: o Ping para seu site deve ter -T no final para que a resposta seja contante
    Ass. Moura

  5. Moura, se não me engano, a resposta do ping é dada pelo servidor e não pelo blog. Assim, no caso dos blogs hospedados em servidores compartilhados (como Dreamhost, Bluehost e outros), o desempenho do ping será afetado pela carga do servidor como um todo, com os plugins de um blog em particular tendo pouco impacto.

  6. Pingback: Verifique a performance do seu blog com o plugin WP Tuner | Wordpress Tech - Themes, Plugins, Dicas para Wordpress

  7. Pingback: Nando Rocha

  8. Pingback: Nando Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>