Campanha pelo uso da licença Creative Commons nos blogs

A idéia inicial deste post era apenas explicar porque eu utilizo uma licença Creative Commons e divulgar suas vantagens. Esta idéia surgiu depois que li o artigo Creative Commons: a cultura do remix e do compartilhamento no blog Revolução Etc e vi o vídeo abaixo que explica direitinho as vantagens deste tipo de licença.

Como vocês puderam observar no vídeo, a grande vantagem de se utilizar uma licença Creative Commons é deixar claro que, de forma geral, é possível copiar, distribuir, exibir e executar todo o conteúdo desde que seja dado o devido crédito, é como funciona na prática a internet, ou pelo menos deveria funcionar. Ao contrário disto, a licença Copyright nos obriga a solicitar autorização do autor antes de utilizar sua obra e isto, definitivamente, não funciona na internet, nem na teoria nem na prática.

Pesquisa de licenças de uso nos blogs

Pesquisa de licenças de uso nos blogs - Top 100 BlogBlogs

Bom, o fato é que estava com alguns blogs abertos em meu navegador e por curiosidade resolvi dar uma olhada na licença que cada um utilizava, para minha surpresa (e decepção) a maioria estampava o velho Copyright no rodapé. Fiquei mais curioso ainda e resolvi fazer uma pesquisa na blogosfera brasileira, entrei no ranking do BlogBlogs e visitei os 100 primeiros. O resultado também decepcionante você pode ver no gráfico ao lado.

Constatado que a maioria dos blogs sequer exibe a licença de uso e que outra grande parte utiliza o Copyright, resolvi lançar a Campanha pelo Uso da Licença Creative Commons. Para participar é muito simples, acesse o site Creative Commons, escolha uma licença, adicione no rodapé do seu blog e escreva um post sobre isso. Desta forma você estará contribuindo para uma internet menos burocrática e ao mesmo tempo divulgando a campanha. :)

17 ideias sobre “Campanha pelo uso da licença Creative Commons nos blogs

  1. Só faltou dizer que existe o uso “Fair Play”, que não precisa de autorização do dono da obra para ser feito. Eu mesmo uso Copyright no meu blog, mas autorizei que textos meus fossem usados em trabalhos escolares durante todas as vezes em que me pediram. De modo geral, até peço para dar uma olhada no trabalho.

  2. O pior de tudo é que a grande maioria dos blogs que estão sobre o copyright consultam ou até mesmo citam outros blogs em seus posts. Estou para ver o blog que usa copyright e realmente tem todos os seus posts inéditos, com informações apuradas por si mesmo, sem nenhuma referência ou utilização dos demais.

  3. Pingback: Creative Commons « Maglia Rosa

  4. Eu tenho uma dúvida:

    Esse Creative Commons só funciona para Posts, ou se eu quiser copiar, por exemplo, o formato dessa barra de postagem???

    E se tiver que usar o CC nessa barra que eu acabei de copiar, onde eu colocaria o link de onde eu copiei??

  5. Pingback: Acerto de Contas

  6. O povo nem sabe direito o que é Copyright… coloca mesmo só pra passar mais credibilidade e tal. Obrigado por postar divulgando o Creative Commons, já tinha visto em alguns lugares mas nunca tinha parado para ler e entender como funciona, vou aderir sim.

  7. O “powered by worpress” que vai no rodapé aponta para sites do wordpress que variam de acordo com os temas. A maioria aponta para wordpress.org ou wordpress.com (a meu ver, de forma inadequada). Temas alemães, pelo menos os que já vi, apontam para wordpress.de. Não faria mais sentido nós aqui do Brasil fazermos o link para a página brasileira, br-wordpress.org? Não estaríamos assim contribuindo um pouco melhor para a efetivação da comunidade wp? Que tal uma campanha sobre o assunto? Fica a sugestão.

  8. Também estou nessa :) Mas se vocês perceberem, a maioria dos templates para WordPress já vem com o “Copyright” no rodapé, e muita gente não sabe o que é isso e deixa isso lá…

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>