O que esperar do WordPress 2.7?

Faz pouco tempo que o WordPress 2.6 foi lançado, mas mesmo assim, já começam a surgir as primeiras informações a respeito da próxima versão, o WordPress 2.7. A lista, que saiu no Weblog Tools Collection, traz algumas requisições que surgiram em conversas de IRC e no próprio site do WordPress, que possui uma área específica para sugestões de melhorias. Não se sabe se teremos essa avalanche de novidades, nem se outras entrarão além destas, mas é bom listas do tipo virem à tona para mostrar que, embora o WordPress esteja num nível excelente, sempre dá para melhorar. Vamos às novidades?

  • API dos comentários: uma das mais empolgantes. Proporcionará aos desenvolvedores a criação de aplicações desktop para gerenciar comentários dos blogs. Imagine um Twhirl, só que para comentários. É mais ou menos isso que essa nova API permitirá.
  • Atalhos no teclado para moderação de comentários: simples, atalhos no teclado para moderação de comentários :) . São esperados atalhos “espertos”, como Control + A para aprovar, ou Control + S para marcar como spam.
  • API para atualização de temas: algo semelhante ao que já existe para o próprio WordPress e plugins, ou seja, um aviso (chato) que anuncia o lançamento de uma nova versão do tema em uso.
  • Instalações de plugins baseadas no One Click Install: instalação facilitada de plugins. Este recurso será baseado no plugin OneClick Install for WordPress, que ano passado ganhou um concurso de plugins para WordPress.
  • Atualização do núcleo do WordPress: outra feature bastante aguardada, trata-se da atualização automática do WordPress. Função similar já existe, através do plugin WordPress Automatic Upgrade.
  • Sitemaps: criação automática e nativa de sitemaps. arquivos que ajudam na indexação do conteúdo por parte dos buscadores. Hoje, isso é possível via plugin, para ser mais exato, via o Google Sitemap Generator.
  • Respostas a comentários via painel administrativo: o próprio nome já diz. Trata-se de recursos para responder comentários através da interface administrativa, o que otimiza o trabalho e reduz o tempo perdido (carregar página, clicar em links, etc.). Existem muitos plugins que fazem coisas parecidas com isso, como o Better Comments Manager, ou o Absolute Comments.
  • Tópicos nos comentários: excelente para discussões, esta feature permite “responder” diretamente comentários, criando agrupamentos parecidos com os que o Gmail cria, por exemplo. Existem plugins que fazem isso atualmente, mas espero que a função nativa consuma menos recursos que o Brian’s Threaded Comments, por exemplo.
  • Inscrição em comentários: aleluia! Desde os primórdios do WordPress, eu e mais um monte de gente desejamos que essa função, até então possível através do ótimo Subscribe to Comments, fosse implementada nativamente no sistema. Com ela, o comentarista pode acompanhar a discussão via e-mail, recebendo pelo correio eletrônico todas as mensagens posteriores à dele.
  • Widgets no Dashboard: arranje e insira as informações que quiser no dashboard.
  • Edição em lote de posts: permitirá editar vários posts, no que for cabível (tags, categorias, etc.), de uma vez só.

O WordPress 2.7, se o cronograma não atrasar (ou for adiantado), deve sair no final de 2008.

16 ideias sobre “O que esperar do WordPress 2.7?

  1. Pingback: BlogTuga | Recursos a esperar do Wordpress 2.7

  2. Pingback: WinAjuda » O melhor da semana no WinAjuda #005

  3. Pingback: FelipeFernandes.Blog

  4. O WordPress realmente está ficando cada vez mais pesado. Mas também não sou muito bom nessa parte de ver o uso de processamento no servidor.

    Só sei que existe muitos recursos que o WP precisaria ter e não tem, recursos simples, detalhes que tornariam a administração melhor. Uma hora vou fazer um post sobre isso.

    PS: ainda não consegui acostumar com esse novo visual do pBlog. =/

    Abraço

  5. Concordo com o comentário do eso; tá ficando super pesado, em matéria de processamento no servidor. O que eu mais sinto falta no momento no WordPress, são coisas simples e chatas de se usar plugins: edição em massa de tags, categorias e páginas. Sei q tem plugin a vontade, mas sería ótimo ser implementado no próprio wordpress.

  6. Pingback: Gustavo Henrique

  7. FINALMENTE!!!!!

    Demorou para o WP implementar o Subscribe To Comments… Eu particularmente nunca consegui fazer funcionar esse plugin… Não sei se foi pela versão do meu WP, ou se algum recurso que meu server nao tem, mas enfim…. finalmente vou poder usufruir deste recurso! :D

  8. Pingback: Matt Mullenweg apresenta as novidades do WordPress 2.7 | pBlog

  9. Pingback: DeskMundo » Veja imagens e teste o WordPress 2.7

  10. Pingback: Lançada primeira versão beta do WordPress 2.7 | pBlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>