Dicas para criar um tema de sucesso

Se você pretende criar um tema para o WordPress, aqui vai algumas dicas para torná-lo bastante popular. Estas dicas também servem para norteá-lo na decisão de escolher um tema. A grande maioria das dicas mencionadas abaixo eu encontrei no blog WPDesigner.

  • O design do tema – este aspecto para mim é o mais importante e também o mais difícil, porém se o tema não tiver um visual elegante já era! Designers com experiência web levam larga vantagem.
  • Crie um tema com 3 colunas – estes são os mais procurados, mas se você quiser ter mais sucesso ainda, crie também uma versão com 2 e outra com 4 colunas.
  • Temática genérica – utilize imagens abstratas, assim qualquer um poderá utilizar seu tema, seja para um site sobre praias ou gadgets.
  • É compatível com a última versão do WordPress? – quanto mais versões do WordPress o tema for compatível melhor. Instale diversas versões do WordPress no seu computador e vá testando.
  • Código válido – tenha o cuidado de verificar se o código do seu tema é validado pelo W3C.
  • É compatível com todos os browsers? – deve ser compatível pelo menos com o Firefox e o IE, porém você ganhará pontos extras se for compatível também com o Ópera e o Safari.
  • Suporte a widgets – cada vez mais usuários estão utilizando widgets, é muito importante que seu tema tenha suporte.
  • Local para publicidade – já existe uma padronização, mesmo que não oficial, do tamanho dos banners e como muita gente está de olho na grana, deixar locais pré-definidos para sua inserção é muito interessante.
  • Imagem do RSS – é importante que seja pensado previamente um local de destaque para o logotipo do RSS, assim ficará mais fácil conseguir mais assinantes de feed.
  • Preview do tema – quando um usuário consegue visualizar exatamente como o tema ficará em seu blog, as chances dele baixar são bem maiores (se ele gostar do tema, claro!).
  • Tradução para várias línguas – o ideal é ter pelo menos uma versão em português e outra em inglês, porém quanto mais traduções você fizer melhor. Caso você utilize um arquivo de tradução externa é provável que surjam até voluntários. :)
  • Página de opções do tema – isto seria um extra, mas é inegável que uma página onde é possível trocar a imagem do cabeçalho, alterar algumas cores, etc, torna o tema mais atraente isso é.

A grande vantagem de se criar um tema gratuito é a quantidade de links que seu blog terá em virtude dos créditos no rodapé. Além disso é possível que muitos blogs que falam sobre WordPress comentem a respeito do seu tema e com isso você ganhará reconhecimento, e mais links também. Avise-me se você decidir criar um tema gratuito, terei o maior prazer em divulgá-lo.

12 ideias sobre “Dicas para criar um tema de sucesso

  1. Tipo Érico, comecei a traduzir alguns plugins, só que diretamente do código =/

    Mais caso sirva para alguma coisa posso fornecer os links, serviria até de uma ajudinha pro meu blog :p

    Mais tipo, no meu blog ainda não criei nenhuma categoria especifica para eles, por isso lhe darei um link e se puder faça um post.

    Eu traduzi o Featured Content Gallery = aquele que você postou que serve como slide-show. (o 2º).

    O link para download é: http://www.portalgm.com/wp-content/downloads/contentgallery-pt.rar

  2. Muito bom Éric!
    Você citou um theme perfeito na verdade… Mas acredito que não vi nenhum que tenha tido todas essas opções vantajosas aos usuários.

    Mas fica a dica para quem sabe fazer e quer que tenha boa qualidade.

    Abraço!

  3. Estou para fazer um tema para WordPress, muito interessante estas dicas. O tema que fiz para o katiero.com faz sucesso pois muita gente me escreveu pedindo para disponibilizá-lo mas pretendo começar a criar alguns gratuitos. Valeu!

  4. Olha, sobre a tradução, isso é muito perigoso… Muito mesmo!!!!

    No meu blog eu cheguei a instalar um plugin que traduz todos os posts do blog, criando novas paginas indexáveis…

    Isso simplesmente derrubou as visitas do meu site para 1/3 da média… Pior erro da minha vida blogueira…

    Portanto… Esta medida deve ser feita com MUUUITO cuidado… Para não ser punido no google, como eu :(

    Há mais de 1 mês estou tentando contornar a esta situação com o google… Mas está difícil!

    Espero ter colaborado

    Até mais!

  5. Pingback: Hospede seu tema gratuitamente | pBlog

  6. Bom dia

    Existe alguma forma de avisar meu cliente que o produto está disponível ?
    Sei que outras plataformas existe p Avisa-me quando estiver disponível,no Word Press existe isso ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>