Novamente fui convidado a escrever um publieditorial aqui no pBlog, desta vez sobre o Visual Studio 2008, que foi lançado oficialmente no inÃcio deste ano.
O Visual Studio 2008 é um poderoso software capaz de criar aplicativos para diferentes sistemas, como a WEB, o Windows Vista, o Windows Server 2008 e o Office 2007. Está disponÃvel em três versões, Standard (programadores individuais), Professional (pequenas equipes) e Team System (grandes equipes). Além destas, existe uma versão gratuita chamada Visual Studio Express que pode ser bastante útil para a maioria de nós que trabalhamos com o WordPress.
O Visual Studio Express é destinado a programadores iniciantes ou não-profissionais que gostariam de utilizar um software de programação profissional. Está disponÃvel em 4 pacotes diferentes: Visual Basic 2008, Visual C# 2008, Visual C++ 2008 e Visual Web Developer 2008. Este último, por motivos óbvios, foi o que mais me interessou, ele possui suporte nativo a HTML, CSS e Javascript, e ainda existe uma IDE, produzida por terceiros, para PHP.
O que mais me chama a atenção em um programa como este são alguns recursos como o debug para Javascript, que procura por erros de sintaxe no código, e o Intellisense, que ajuda e muito ao exibir a sintaxe da função e permitir autocompletar o código no momento que você está digitando, é uma mão-na-roda! Veja alguns exemplos:


Se você, assim como eu, costuma programar todo o código “na mão”, o Visual Studio pode ser uma ótima ferramenta para ganhar produtividade.










Herr Spass : 26 junho 2008 Ã s 4:51 am
Esses ‘publieditoriais’ já estão cansando.
Will Santos : 26 junho 2008 Ã s 8:59 am
Visual Studio sempre foi uma excelente ferramenta, que ficou muito melhor depois da versão 2003, mas só usei o VB, preciso tomar vergonha e brincar um pouco nesse para a web, porque o notepad é legal mas não é nada produtivo.
Matheus Bonela : 28 junho 2008 Ã s 10:08 am
Já uso o Visual Studio 2008 para VB e C++, Muito bom!
Rodrigo Reis : 01 julho 2008 Ã s 8:59 am
Aonde eu acho “uma IDE, produzida por terceiros, para PHP” ?????
Érico Oliveira : 01 julho 2008 às 9:47 pm
Rodrigo, a IDE se chama VS.PHP.
http://www.jcxsoftware.com/vs.php
Visual Studio 2008 | bernabauer.com : 12 agosto 2008 Ã s 8:35 am
[...] 15 motivos para se apaixonar pela versão Express* Conheça melhor o VS 2008* Video-tutorial no MSDN sobre [...]