Você sabia que o WordPress 2.5 suporta gravatar nativamente, dispensando plugins e hacks complicados? Tal novidade é reflexo da recente aquisição do serviço pela Automattic, empresa por trás do nosso querido sistema de blogs.
Embora o gravatar esteja disponível para todos, sinto que ainda falta uma certa divulgação do recurso. Nem na Codex, a “Bíblia” do WordPress, encontrei informações… Aí apelei para o Google, e ele, como sempre, salvou a pátria!
Antes de continuar, vale lembrar que o recurso precisa estar ativado no painel administrativo. Ele já vem assim por padrão, mas só para garantir, encontra-se em Settings, Discussion, bem no final da página. A opção Show Avatars deve estar marcada, como na imagem abaixo:
![]()
Encontrei dois links úteis na pesquisa que fiz. No Weblog Tools Collection há uma explicação super detalhada do novo recurso, ótima para quem desenvolve temas, pois há dicas de implementação, atributos disponíveis e hacks que asseguram a compatibilidade do tema com versões anteriores do WordPress. Como nós queremos pura e simplesmente mostrar os gravatars, parti para o próximo resultado da pesquisa, o blog Hack WordPress. A mágica se resume no seguinte código:
<php if(function_exists('get_avatar')){ echo get_avatar($comment, '50');} ?>
Basta copiar esse trecho, colar no comments.php do seu tema, dentro do loop dos comentários, e correr para o abraço!
O tamanho dos gravatars será de 50×50 pixels; para alterar, basta mudar o número 50, bem no final da linha, pelo de sua preferência. O máximo permitido é 80.
Espero que tenham gostado, e até a próxima!


Rodrigo : 05 Abril 2008 às 6:23 pm
Este é um trecgho do meu arquivo coments.php
onde devo inserir o codigo para os gravatas funcionar ?
if ( $url )
$name = “$name“;
sp_entry_open( “comment-$comment->comment_ID”, “Enviado por $nameEnviado em $date” );
comment_text( );
sp_entry_close( $foot );
}
}
else
Felipe : 06 Abril 2008 às 11:20 am
Onde é exatamente esse loop dos comentários?
Marcelo : 06 Abril 2008 às 2:28 pm
Muito legal o post. Parabéns!
Dudu Tomaselli : 06 Abril 2008 às 11:21 pm
Rodrigo
O Codex tem todas as informações aqui:
http://codex.wordpress.org/Using_Gravatars
Valeu a dica.
Não tinha percebido essa opção.
Mauro Amaral : 07 Abril 2008 às 6:03 pm
Boa dica, vou dar uma olhada!
Majesticskull : 08 Abril 2008 às 2:33 pm
Vou colocar no meu tema! Abraços!
Glauber : 11 Abril 2008 às 11:25 am
Ainda nao consegui
Rick : 12 Abril 2008 às 11:09 am
Eu ainda não achei o lugar exato de colocar também não!
J0k3r : 13 Abril 2008 às 2:07 am
Tmb não consegui =/
O que há de novo no Wordpress 2.5 parte 2 | Deu na Blogosfera : 13 Abril 2008 às 1:57 pm
[...] Gravatar no Worpress 2.5 - Agora o wordpress aceita gravatars nativamente, sem necessidade de plugins [...]
Ricardo : 15 Abril 2008 às 7:55 pm
Estou tentando colocar o gravatar em meu site, mas não está dando certo
Riccardo Benetti : 21 Abril 2008 às 4:13 pm
Vocês esqueceram só uma coisa o código está imparcialmente errado pois fui tentar usar se só depois de ler a linha toda com calma é que percebi que falta um ponto de interrogação no início, o correto seria:
Riccardo Benetti : 21 Abril 2008 às 4:16 pm
Ops esqueci do código:
<?php if(function_exists(’get_avatar’)){ echo get_avatar($comment, ‘50′);} ?>
Lucas S. : 03 Maio 2008 às 8:21 pm
O loop dos comentários começa em:
Lucas S. : 03 Maio 2008 às 8:22 pm
O código não apareceu ¬¬
Tirem os espaços pra localizar com CTRL+F
Lucas S. : 03 Maio 2008 às 8:24 pm
Mas que coisa chata! ¬¬
Uma imagem do loop
http://img152.imageshack.us/img152/7420/loopte2.png
Shock : 10 Maio 2008 às 4:47 pm
Também não consegui instalar, ja tentei de tudo e nada.
Se alguém souber da uma força ai, tipo assim explica aonde vai o codigo certinho.
Abraços…
Shock : 10 Maio 2008 às 6:10 pm
Esse e o codigo correto.
Eu usei esse e ta funfando.
http://www.misterwp.com/dicas-e-tutorias/inserindo-e-personalizando-o-gravatar-no-wp-25/
Código PT » Gravatar - O que é e como usar… : 10 Junho 2008 às 8:00 am
[...] Fonte by pBlog [...]
Blog do Gustavo » Blog Archive » Gravatar: o que é, como ter um, como colocar em seu blog? : 26 Julho 2008 às 7:18 am
[...] em como ativar essa funcionalidade em seu blog wordpress 2.5 ou superior sugiro que leia o artigo do pBlog ou se tem uma versão anterior do wordpress ou não deseja utilizar plugins leia esse artigo mas se [...]