Painel administrativo do WordPress em português do Brasil

O WordPress é muito amigável e fácil de usar. Mesmo em inglês, a maioria não sente dificuldade em destrinchar seus recursos, e se vira bem no idioma do Tio Sam – mesmo sem conhecê-lo direito. Mas, do outro lado da moeda, o uso do inglês no painel administrativo do WordPress intimida e até assusta muita gente. Felizmente, é possível traduzir o painel administrativo do sistema para o nosso português (ou qualquer outro idioma suportado). Este texto é um mini-tutorial de como fazer isso, baseado no texto original da Codex.

A primeira coisa é baixar o arquivo de tradução. Na Codex, existem algumas opções, incluindo a oficial. O problema é que ela está desatualizada, já que é para a versão 2.1.3… A mais recente é a do site WebMais, a qual pode ser baixada neste link. Mesmo sendo para a versão 2.3.2, ela funciona perfeitamente na atual (2.3.3).

Descompacte o arquivo pt_BR.mo em qualquer lugar, e acesse o servidor via cliente FTP (recomendo o FileZilla para tal tarefa). Estando lá, acesse a pasta /wp-include/, e dentro dela crie uma nova pasta, chamada /languages. Envie o arquivo pt_BR.mo para a pasta recém-criada. A primeira parte está finalizada.

Na raiz do WordPress, baixe o arquivo wp-config.php. Ele é responsável pelo acesso ao banco de dados, e por isso deve ser manipulado com muito cuidado! Localize a linha 16, esta aqui:

define ('WPLANG', '');

Acrescente, entre as últimas aspas simples, o código pt_BR. Deve ficar assim:

define ('WPLANG', 'pt_BR');

Salve, e envie novamente para o servidor, substituindo o que lá se encontra.

Pronto! Se tudo deu certo, o painel administrativo do seu WordPress estará em português do Brasil, como o meu:

WordPress em português do Brasil.

Se por qualquer motivo aparecerem erros, simplesmente edite o arquivo wp-config.php, voltando-o às configurações originais – ou seja, sem o “pt_BR” na linha 16. Mas as chances disso ocorrer são mínimas, afinal, como deu para perceber, o passo-a-passo é simples e sem pegadinhas.

Espero que o tutorial lhes seja útil, e até a próxima!

16 ideias sobre “Painel administrativo do WordPress em português do Brasil

  1. Pingback: Viagem à Volta Da Blogosfera 09-02-2008 | Blog | Trabalhar a partir de casa | Programas grátis | Euromilhões | Dinheiro

  2. Olá tudo bem, cara parabéns pelo seu excelente trabalho que está fazendo!

    Mas tenho uma dúvida, como faço para colocar fotos no meu blog, tipo um álbum de fotos, eu tentei instalar o plugin photopress, mas deu erro.

    Se der me responda por favor é urgente.

  3. Oi Érico, passei dias procurando na internet temas para a parte administrativa do wordpress.. e não encontrei…. do nada quando me deparo com o screen shoot que vejo nesse post o admin eh bemmm diferente do que eu tenho… foi você quem desenvolveu? (ps: qual a diferença entre o WP e o WPMU?)

  4. Parabéns pelo trabalho Érico!!! Muito bom mesmo!!!
    Só uma dúvida, pq você não disponibilizou o arquivo “pt_BR.po” pra comunidade?

    Abraço e parabéns mais uma vêz!

  5. Pingback: Já instalei o WordPress 2.5, como faço para traduzi-lo agora? | pBlog

  6. Pingback: Como você edita seus arquivos no servidor? | pBlog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>