Gravatar significa globally recognized avatar e permite, depois de realizar o cadastrado, associar um avatar a um endereço de email e desta forma exibir uma imagem junto a seus comentários nos blogs onde o sistema está habilitado, como vocês já podem ver aqui no pBlog. :)
Fazia algum tempo que tinha vontade de habilitar aqui no blog e depois que a Automattic, empresa proprietária do WordPress, adquiriu o site Gravatar no ano passado, resolvi enfim modificar o template dos comentários para adicionar o Gravatar. Não me surpreenderia se nas próximas versões do WordPress os temas Default e Classic já vierem com os Gravatars habilitados.
Existem alguns plugins que adicionam os Gravatars, mas preferi inserir o código diretamente dentro do tema. São apenas algumas linhas que você deve adicionar logo após “if($comment_type == ‘comment’) {“, ou onde preferir, no arquivo comments.php:
- <?php
- if ( !empty( $comment->comment_author_email ) ) {
- $md5 = md5( $comment->comment_author_email );
- $default = urlencode( ‘http://www.seusite.com.br/gravatar.gif’ );
- echo "<img style=’float: right; margin-left: 10px;’ src=’http://www.gravatar.com/avatar.php?gravatar_id=$md5&size=60&default=$default’ alt=’gravatar’ />";
- }
- ?>
Perceba na linha 4 que existe uma url para a imagem default caso o usuário não possua cadastro no Gravatar, modifique-a para exibir a sua imagem. Modifique também o style na linha 5 para que se adeque melhor ao seu tema. Bom proveito!

Érico Oliveira : 11 Janeiro 2008 às 6:37 pm
Aqui está o meu Gravatar! :D
Rodrigo Varandas : 11 Janeiro 2008 às 6:48 pm
Boa Érico! Show…
Ganha : 12 Janeiro 2008 às 12:21 am
eu simplesmente nao consigo por isso a funcionar no meu blog ja tentei com plugins e até mesmo com o seu código mas da sempre erro
Anizio Carlos da Silva : 13 Janeiro 2008 às 5:13 pm
No Blog do Santinha uso o plugin Gravatars2; o melhor é que ele cria um cache, o que chega a ser essencial para blogs com muita visitação (como é o nosso caso).
Daniel Ribeiro : 14 Janeiro 2008 às 12:20 pm
Show de bola este código. Fácil de usar e funciona! Muito legal, parabéns!
Blá blá Gol : 13 Fevereiro 2008 às 1:58 am
Em meu blog não consegui habilitar o aparecimento dos “gravatares”.
Uso o template 3k2
Mas é show de bola esta função. Espero conseguir mais tarde.
Blá blá Gol : 13 Fevereiro 2008 às 3:19 am
Opa…
Consegui agora!
Valeu!
Danilo : 19 Junho 2008 às 12:34 am
Não deu, infelizmente da erro.
So Mudanças : 22 Setembro 2008 às 11:22 am
Aqui deu erro :/