Bom pessoal, estamos chegando a última parte deste tutorial e conforme prometido anteriormente, vou disponibilizar para download o tema que elaboramos durante todo este tempo. Para quem está chegando agora, é bom dar uma olhada nos posts anteriores deste tutorial, parte I, parte II, parte III e parte IV.
Antes de disponibilizar o tema, gostaria de esclarecer para quem acompanhou todo o tutorial, que fiz algumas modificações nos templates e adicionei mais alguns arquivos ao nosso tema, para que o mesmo ficasse completíssimo.
Os arquivos adicionados foram:
Tenho certeza que, quem leu todas as partes do tutorial não terá dificuldades em entender os acréscimos que foram feitos. De qualquer maneira se alguém tiver alguma dúvida basta perguntar. Críticas, sugestões e opiniões são muito bem-vindos.
Espero que este tutorial tenha ajudado vocês a elaborar seus próprios temas, pois esse foi meu principal objetivo ao escrevê-lo. Quem quiser informações mais detalhadas sobre como elaborar um tema pode acessar o Wordpress Codex.
[download]
32 Comentários
Inscreva-se nos comentários.
Quando descobri o pBlog já havia começado essa série… Mas assim que der vou dar uma olhada em toda a sequência e procurar segui-la!!!
Boa iniciativa! =)
Abraço
Excelente!!!
uma duvida, se eu quiser incluir mais uma ou duas colunas, como eu faço? elas ficariam editaveis pelas widgets?
abs
Thiago,
Para adicionar mais colunas você deverá alterar o código XHTML/CSS do tema. Também é possível ter mais de uma coluna compatível com widgets.
Você poderia disponilibizar esse codigo ou indicar algum site onde posso encontrar???
um abraço
mto bom!!
Érico, se qu quero criar um layout como se fosse um jornal, em um jornal obviamente tem várias colunas na primeira página.. imaginamos que eu crie uma categoria para cada coluna e quando eu iria postar para uma certa categoria o post iria automaticamente para aquela coluna e não um post em baixo do outro como é tradicionalemente…
tem como fazer isso???
Olá Alex,
Tem sim, basta adicionar vários loops dentro do index.php e antes de cada um adicionar a seguinte linha de código < ?php
query_posts('cat=1&showposts=3'); ?>. Neste exemplo o loop irá exibir os últimos três posts da categoria 1. Só isso! :)
Mais informações em http://codex.wordpress.org/Template_Tags/query_posts
hummm.. ok..
hehe e como eu sou meio iniciante.. seria mto vc dar um exemplo do que eu colocaria dentro de um loop??
abraços!!
Alex, recomendo você dar uma lida em todo o tutorial, principalmente na parte II, onde explico detalhadamente o funcionamento do loop.
Bom dia Érico..
agora eu entendi.. então se eu quiser criar duas colunas dentro do conteudo da página eu crio duas div e em cada div coloco dois loop, porque eu quero separar duas categorias para cada coluna.. seria isso né?
vlw.. obrigado pelas dicas.. abraços
Olá Érico.
Seu tutorial foi muito bom, acompanhei ele utilizando um template criado por mim e deu certinho. Porém estou com um pequeno problema…
Quando clico para enviar um comentário nada ocorre, ou seja, abre apenas o post sozinho…
O que eu fiz de errado?
Agradeço sua atenção…
Olá Fábio,
Como disse nesta última parte do tutorial, foram adicionados alguns arquivos como o single.php e o comments.php. Provavelmente é o que está faltando no seu tema.
Crie um arquivo chamado single.php baseado no index.php, adicione a linha de código < ?php comments_template() ?> onde você deseja que apareça o formulário de comentários e copie o arquivo comments.php do tema Mighty para o seu tema.
Acho que é isso. :)
Oi Érico…
Era isso mesmo..
Depois que postei a dúvida fui analisar o código e era isso mesmo…
A preguiça de procurar o erro foi maior…
Hhehehe
Agradeço sua ajuda e parabéns pelo tutorial…
Olá Érico, muito boa essa série de posts, agora tenho uma dúvida cruel: o que eu teria que fazer se quisesse passar a sitebar da direita para a esquerda?
Outra pergunta, a posição da sidebar (à esquerda ou direita) faz alguma diferença no que se refere a SEO?
Valeu pela força e parabens pelo tutorial!
Bom dia Érico.Gostaria de saber se é possível fazer a inserção de um arquivo .swf que extensão do Flash da macromedia e sendo possível, como seria? Desde já te agradeço pela série sobre templates…muito bom mesmo!Abraço!
É possível sim Aroldo, para isso insira o código do Flash dentro do arquivo PHP do seu tema no local desejado, da mesma forma como você faria em um arquivo HTML.
Olá! Eu consegui montar o site para wordpress, mais quando eu entro para troca o tema, fala que não achou o style.css mas sendo que ele esta lá. O que esta errado? abraços!
Douglas, vc adicionou o cabeçalho do Wordpress no arquivo style.css mostrado na parte I deste tutorial?
Sim, eu o adicionei, tanto que eu baixei o que voce fez e mandei por FTP, deu certo, mais os 2 CSS estao iguaizinhos. No WP Manage themes, lá em baixo, fica escrito assim: Stylesheet is missing, e do lado aonde esta escrito “Name” nao aparece nada. Oque pode esta errado? abraços!
Problema resolvido, é que o arquivo .css estava styles.css, mas o WP procura somente escrito style.css, sem o S no final. obrigado pela ajuda!
Não pode disponibilizar o seu template para download? Obrigado
tenho duas perguntas na verdade :
1º Como faço para os coments ficarem sempre visíveis na página, como está na sua agora ? …
2º Como posso adicionar mais uma coluna ao tema ? Especificamente o q eu deveria fazer ? é apenas uma questão de editar os estilos CSS ? ou tem algo mais q eu deva fazer em questão de código ? poderia bolar um “mini-tuto” pra gente, já q não sou o único com essa dúvida ?
obrigado
Fernando,
1. Adicionar a tag “comments_template()” no arquivo single.php e o arquivo “comments.php”, como explicado no tutorial.
2. Sua dúvida diz respeito a HTML/CSS e a proposta, tanto do blog como deste tutorial, é tratar apenas do WordPress.
Olá, aprendei muito com esse tutorial, valeu!
porem, acabo de termina-lo, e quando testei, a página esta uma baderna rsrsrs você precisou alterar o css original do template base?
abraços!
Olá Érico, excelente artigo!
mas o download está desativado, assim não sei terminar meu blog pois faltam as páginas ’single.php’, ‘comments.php’ e functions.php…
poderia disponibilizar?…
Obrigada!
Siméia, o problema do link para realizar o download já foi resolvido.
Valeu, obrigada!
Rapaz!
Muito bom o tutorial.
Na verdade não cheguei a segui-lo pq me perdia as vezes no nível de entendimento de códigos e tudo mais (entrei muito cru nisso).
Mas gostei da iniciativa e da abertura de horizontes.. rsrsrs. Até então, eu achava que o tema estava praticamente fechado e que teria que montar outro todo novo. Já estou me virando!!!
A minha pergunta é:
Quando terminar o tema, eu teria que ter um host para armazenar os arquivos, correto? Pois o pelo Wordpress só dá pra usar os temas que eles oferecem. (?)
Pq o que eu to usando agora é um tema do W.P. mas que não tem a sidebar nos posts únicos. Eu já vi como que coloca, mas não dá pra mexer nele pelo wordpress “online”, só no “baixado”.
É isso tudo mesmo!? rsrs
Aguardo tua resposta!
Abraço!
Amigo, foi muito util esse seu tutorial, achava que modificar um tema para WordPress seria um bixo de 7 cabeças, mas no seu tutorial esta tudo muito detalhado e bem comentado, estou boqui-aberto. Parabens e obrigado
a minha dúvida é a mesma que a do bruno acima…como eu faço para colocar isso lá no wordpress, com um dominio de blog simples (blabla.wordpress.com)
Olá Erico,
Poderia me ajudar com um probleminha?
As minhas postagens são muito ricas de imagens e para abrir a página principal acaba ficando muito pesado.
Tem como fazer com que ao invés de exibir o texto da postagem propriamente dito, ele exiba o campo “description” e um link do tipo “leia a materia completa”
Outra coisa, tem com eu dizer quantos posts ele vai mostrar na pagina principal por vez? Queria q ele exibisse apenas uns 5 por página.
Abraços e adorei o blog.
Deixe um comentário
Faça um trackback
2 Trackbacks/Pingbacks
Clique para mostrar ou ocultar trackbacks.